sábado, outubro 18, 2008

ADA Blindness - Artigo de Opinião

É factual que a empresa Aqua Design Amano Co., Ltd, mais conhecida por ADA, fundada pelo seu grande mentor Takashi Amano, é no que toca à actualidade uma das maiores empresas no ramo da aquariofilia na vertente de aquascaping, no entanto, e apesar de os produtos demonstrarem bons resultados práticos, tal como tantos outros produtos identicos no mercado, a ADA conseguiu fomentar uma imagem claramente elitista nos seus potenciais clientes, algo que me leva a pensar numa espécie de "Blindness"(Cegueira) geral tal é a forma como os seus adeptos defendem os seus produtos(pagos a peso de ouro, por sinal) sem qualquer contrapartida.

É de certa forma interessante verificar o aumento de comportamentos sociais onde os adeptos da ADA quase que declaram amor eterno a esta, entrando em jogos de publicidade e reafirmação da marca de forma inocentemente gratuita(penso eu que seja?!?).
O argumento de que os produtos são bons, logo é esse o preço a pagar para mim não é valido.

O que leva as pessoas a apresentarem este tipo de comportamento?

Será que para estes "infelizes" ter produtos ADA é o equivalente a ser o melhor la do bairro porque se tem um Ferrari à porta de casa e nem dinheiro para lhe meter gasolina se tem?

Conseguiu a ADA em poucos anos, impor comportamentos elitistas de amor/odio equivalente ao que a Apple demorou decadas a conseguir no ramo da informatica e das TI's?

Deixo estas questões no ar, e em género de conclusão, tenham amor próprio, nem que seja pela vossa carteira, ninguem dá nada a ninguem, logo não se deixem explorar tão facilmente por esta ou outra marca.

A ADA e outras marcas tem orçamentos e meios próprios de publicidade e marketing, logo só consigo entender esta publicidade e reafirmação da marca por parte dos seus adeptos como um sintoma de egocentrismo no seu patamar mais elevado(É a história do melhor lá da rua...).

Estes iluminados que fazem publicidade gratuita a torto e a direito à ADA devem receber um belo ordenado no fim de cada mês(Big LOL), tenham dó e acordem para a vida!!!

Cps,

3 comentários:

Roberto Guedes disse...

Concordo se o preço fizesse tanta difença assim na qualidade ate valeria mais é muito similar ao que se ve por ai...Uso pinças e tesouras genericas, e meu aquario nao fica menos bonito por isso,ada muito caro muita manipulação...abraço.

Anónimo disse...

Não faço ideia se a ADA é excelente ou melhor ou pior que a ELOS... sinceramente já vi montagens muito boas a partir de equipamentos e substratos bem mais baratos. No que a mim me diz respeito, não uso, nem nunca usei ADA, ELOS ou qualquer outra marca que me obriguem a pagar mais por areia pinças que pelo aquário, peixes e plantas... seja como for, os meus plantados duram, no máximo, 2 meses, altura em que me farto de podar e se tornam numa floresta...

Abraço

Anónimo disse...

concordo plenamente com o que disseste.
se fosse-mos a ver o termo qualidade/preço, acho que íam ficar um bocado mal vistos, mas acho que o preço que fazem(60€ para um saco de 5L de substacto fértil) é um bocado pó exagerado.

é iiso mesmo que disseste, o pessoal usa ADA, gosta e depois nunca se lembra de ir exprimentar os outros.

quem sabe se não á marcas melhores a um preço muito mais baixo...