terça-feira, agosto 25, 2009

Tirar o chapéu - Artigo de Opinião

Isto poderá parecer, da minha parte, perseguição à Aqua Design Amano (ADA), e se calhar até poderá ter alguns indícios, no entanto esta é daquelas empresas que me ultrapassam e enchem as medidas no que toca a politicas que vão contra os direitos mais básicos como é o caso da liberdade de expressão e que sufocam o mercado com monopólios elitistas que deixam muito pouca margem de manobra para outras empresas conseguirem entrar no mesmo, o que tornaria este mais competitivo logo mais apetecível para o consumidor final.

Escrevo este artigo para procurar abordar a problemática do controlo que a ADA impõe sobre a informação. Entramos já algum tempo numa nova Era, a Era da Informação, onde esta é caracterizadora de poder e é aqui que tenho de tirar, ainda que de maneira irónica, o chapéu á politica controladora de marketing da ADA.

Como todos sabem a ADA mantém uma "espécie" de concurso anual dedicado ao aquascaping, onde não se percebe muito bem os critérios de avaliação mas isto é outra história. O problema ocorre na exigência que a ADA impõe mais uma vez aos participantes do concurso de não revelarem as imagens dos seus trabalhos até data a determinar pela mesma.

O mais grave na minha opinião é o facto de todos estes participantes obedecerem como se de seres menores se tratassem, sem vontade própria, sem personalidade, enfim uns autênticos vegetais. Na verdade são estes participantes que por todo o mundo dão força comercial e empresarial a uma empresa como a ADA, são eles que têm o poder de mudar as coisas caso queiram e caso percebam o que se continua a passar.

Infelizmente temo que a grande maioria dos adeptos da ADA aprecie este sabor de elitismo que leva de certa maneira ao controlo de direitos básicos como é exemplo a liberdade de expressão.

Para finalizar e para que fique claro, este artigo é escrito na sequência de um comunicado efectuado pela ADA onde "pede gentilmente", aos seus participantes para não divulgarem as imagens dos trabalhos a concurso, agora até à data da ADA Party, sobe pena de anulação do resultado no concurso. Este acontecimento fez com que vários participantes que já haviam começado a disponibilizar as imagens dos seus trabalhos as retirassem do ar até "ordem" em contrário, esta gentil democracia de facto comove-me cada vez mais.

+info @ in Forum Aquascaping World.com

Cps,

2 comentários:

Óscar Garrido disse...

Totalmente de acordo con voçé

posso ponher o seu artículo (con link a esta página) no meu blog?

http://acuariorosa.blogspot.com/


Obrigado e abraços

Unknown disse...

Olá! Sou diretor de marketing da Bluetang.com.br

A Bluetang.com.br é uma loja de artigos para aquários, com ótimos produtos e preços.

Estamos com um novo programa de afiliados para blogs, onde você anuncia nosso site com um banner e todas as compras efetuadas através do banner no seu blog geram comissão para você.

Se tiver interesse, acesse:
www.bluetang.com.br/afiliados

Ou envie um e-mail para:
bluetang@bluetang.com.br

Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Obrigado

Daniel Name